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Marketing pessoal para
advogados - como destacar sua
imagem no mercado jurídico
Por Monique Conde
A
OAB contabiliza atualmentemais de 40mil sociedades de advogados. Isso signifca que se su-
pormos que cada escritório tenha três ou quatro advogados, as sociedades concentramentre
45mil e 60mil advogados.
Com todos estes números latentes, uma pergunta se faz cada vez mais forte na mente dos advoga-
dos: como faço para me destacar diante de milhares de advogados que tornam a concorrência cada
vez mais acirrada? Muitos irão pensar em algumas ferramentas funcionais dentro do marketing jurí-
dico, mais especifcadamente voltadas no marketing pessoal, porém, tanto por parte dos juniores,
quanto dos seniores, ainda existem diversas dúvidas referentes à prática e ao uso adequado desta
ferramenta na sua carreira. Oponto principal deste artigo émostrar que, antesmesmo de implemen-
tar as ferramentas de comunicação com o mercado e outras do marketing jurídico, os recém forma-
dos e os também já “velhos de guerra” da advocacia necessitam aprender a utilizar as ferramentas
domarketing pessoal.
Serão descritas nos próximos parágrafos algumas dicas – eu particularmente diria regras – que de-
vem ser utilizadas para se obter omelhor resultado ao se destacar nas suas ações pessoais.
O primeiro ponto a ser observado é a sua imagem. Como está a sua aparência hoje?
Neste quesitomuitos profssionais deixama desejar, e não somente na área da advocacia.
Conforme diz o ditado, “a primeira impressão é a que fca”, e não é por menos que isso se aplica à
realidade do advogado. Não é só porque se formou que o seu cliente ou emprego estão garantidos,
portantonãoadianta ir a uma entrevistaou reunião, por exemplo, combarbapor fazer, cabelos desa-
linhados, calça jeans e sapatênis, pois a lembrança desta imagem juvenil fcará na mente de todos os
envolvidos. Emqualquer compromisso profssional, apresente-se sempre condizente comsua profs-
são. Refro-me aqui a utilizar roupas sociais e ternos quemostrem sua adequação ao cargo exercido.
Você gostaria de ser recebido por um médico que esteja de bermuda ao invés da tradicional roupa
branca?
Isso leva a outro itemmuito importante: pontualidade. Além de ser muito desagradável, atrasos ge-
ramdesconfança e põe emdúvida o seu trabalho. Se umdos pontos da atuação do advogado é con-
trolar prazos e você se mostra uma pessoa constantemente atrasada, com eternas desculpas e sem
controle na organização das suas horas de trabalho, o mercado perceberá isso como uma extensão
do seu trabalho interno. Alémdisso, deixar um cliente, um recrutador ou até mesmo um fornecedor
fcar te esperando signifca que você acha que seu tempo é mais valioso do que os daqueles que pa-
raramtudo para fcar te esperando. Se eventualmente vai se atrasar, aomenos ligue para avisar. Esta
atitude demonstra que você aomenos se importou emdar uma satisfação.
Seguindo esta linha de raciocínio, outro ponto importante
é a agilidade. Se você é daqueles que deixam tudo para de-
pois, principalmente responder aume-mail, nãoo faça. Seus
clientes e outras pessoas vêem o e-mail como um contato
diretocomvocê, e sevocênemaosmenos sedeuo trabalho
de responder, isso pode demonstrar falta de interesse, e até
mesmo desrespeito, passando imagemde inefcácia.
Se a sua desculpa é falta de tempo, escreva e-mails curtos.
Seja objetivo e limite-se a escrever de três a quatro frases
por e-mail, economizando assim tempo. Se o e-mail for con-
fdencial (segundo pesquisa da LexisNexis Legal& Profes-
sional realizada nos Estados Unidos, 89% dos advogados
utilizam e-mail para enviar informações confdenciais a seus
clientes), não se esqueça de criptografá-lo.
Outro ponto, nãomenos essencial, é o networking. Procure
freqüentar lugares onde o seu público está. A ideia é criar
contatos para futuramente desenvolvê-los. Nestas conver-
sas, não precisa se apresentar como advogado logo de cara,
no decorrer da conversa será feita a devida apresentação.
A exploração do networking em ambientes potenciais nos
remete imediatamenteaopróximo item: ousoconstantedo
cartão de visita. Sempre leve emseu bolso ou carteira, o seu
cartão personalizado, que deve conter todos os dados para
contato, assim como dados de seu escritório, se tornando
indispensável para toda e qualquer reunião ou encontro que for realizado.
Por fm, utilize-se de redes sociais como o Linkedin e o Facebook, para se apresentar e reunir pessoas
que sejamclientes ou não, demaneira a apresentar a sua imageme o seu escritório.
OLinkedin foi criado para contatos profssionais, que vão desde encontrar umemprego até contatos
para possíveis parcerias. Há possibilidade de criar e encontrar grupos dasmais diversas áreas, e deba-
ter comos usuários sobre os mais variados temas, inclusive da área jurídica.
O Facebook que, a princípio era apenas para pessoas se conectarem como amigos, hoje é utilizado
comomeio de contatomais informal, pessoal e direto como cliente.
Cada vezmais aumentamo número de escritórios que possuemuma conta no Facebook e atualizam
seu perfl diariamente com assuntos relacionados ao meio em que atuam e outros de interesse do
próprio cliente.
Não confunda este tipo de ferramenta com um mecanismo de vendas, e sim perceba-a como uma
técnica de marketing baseada na educação e informação, pois são através destas redes sociais, que
você irá expor toda a expertise da área em que atua, mostrando para seus clientes e concorrentes
que você é omais preparado para determinado assunto.
Veja, portanto, que não é preciso muito esforço para se alinhar e se mostrar ao mercado da maneira
correta. Cabe a você agora entender que seu marketing pessoal é a primeira ferramenta a ser traba-
lhada emuma carreira sólida e cada vezmais próspera.
Monique Conde é analista
de marketing, formada em
Comunicação Social, Publicidade e
Propaganda pela Universidade de
São Caetano do Sul
Foto: Divulgação