Professor lança livro sobre o sentido jurídico da afetividade

Ricardo Calderón faz noite de autógrafos de "Princípio da Afetividade no Direito da Família", nesta terça-feira, na Livraria da Vila, em Curitiba

Professor Ricardo Calderón faz noite de autógrafos na Livraria da Vila - Foto: Divulgação
Professor Ricardo Calderón faz noite de autógrafos na Livraria da Vila - Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (21), na Livraria da Vila, em Curitiba, o professor Ricardo Calderón lança o livro “Princípio da Afetividade no Direito da Família”, publicado pela Editora Forense. A obra comenta as recentes decisões do STF – Supremo Tribunal Federal e STJ – Supremo Tribunal de Justiça na matéria, e demonstra as atuais repercussões práticas das temáticas.Ricardo Calderón faz noite de autógrafos de "Princípio da Afetividade no Direito da Família", nesta terça-feira, na Livraria da Vila, em CuritibaNesta terça-feira (21), na Livraria da Vila, em Curitiba, o professor Ricardo Calderón lança o livro “Princípio da Afetividade no Direito da Família”, publicado pela Editora Forense. A obra comenta as recentes decisões do STF – Supremo Tribunal Federal e STJ – Supremo Tribunal de Justiça na matéria, e demonstra as atuais repercussões práticas das temáticas.

O livro traz prefácio assinado pelo ministro do STF e professor da Universidade Federal do Paraná, Luiz Edson Fachin, e posfácio escrito pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anderson Schreiber. A apresentação é do doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, Flávio Tartuce. 

O autor afirma que atualmente, a afetividade é o grande vetor dos relacionamentos e assumiu o perfil de verdadeiro princípio do direito de família. “O livro descreve as projeções da afetividade no direito das famílias e das sucessões, destacando os grandes temas que estão atualmente em debate nos tribunais brasileiros. Com um enfoque teórico prático, o texto visa delinear o sentido jurídico da afetividade”, assinala Calderón. 

A obra trata de diversos temas como, por exemplo, o novo conceito de família, cuidado e afetividade, socioafetividade na filiação, maternidade socioafetiva, multiparentalidade, alienação parental, abandono afetivo, usucapião familiar, homoafetividade e poliafetividade, além de reconhecimento extrajudicial da filiação socioafetiva e repercussões sucessórias do reconhecimento das relações afetivas, detalha o autor. 

Ficha técnica 
“Princípio da Afetividade no Direito de Família”, de Ricardo Calderón, editado pela Forense, do Grupo GEN - Grupo Editorial Nacional, 434  páginas. 

O autor - O professor e advogado Ricardo Calderón é doutorando e mestre em Direito Civil pela UFPR, diretor nacional do IBDFa-  Instituto Brasileiro de Direito de Família, coordenador da pós-graduação em Direito das Famílias e Sucessões da ABDConst - Academia Brasileira de Direito Constitucional, professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas–FGV, ISAE, Escola Paulista de Direito e da Universidade Positivo. Vice-presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/PR. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná e do IBDCIVIL – Instituto Brasileiro de Direito Civil. 

Serviço
Lançamento do livro – noite de autógrafos e coquetel
Dia: 21 de novembro (terça-feira), a partir das 18 horas
Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Batel – Curitiba - PR