CAA/PR participou do II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

Durante o evento a vice-presidente da Caixa dos Advogados falou dos projetos inclusivos desenvolvidos na atual gestão

II Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu advogados de diferentes regiões do país - Foto: DivulgaçãoII Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu advogados de diferentes regiões do país - Foto: Divulgação
II Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reuniu advogados de diferentes regiões do país - Foto: Divulgação

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná esteve presente no II Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que aconteceu em Curitiba nos dias 13 e 14 de junho, em uma promoção do Conselho Federal da OAB e a OAB Paraná. O presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli esteve na inauguração do Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência e a  vice-presidente da Caixa dos Advogados, Daniela Ballão Ernlund, participou da abertura do evento, no dia 13 de junho. A CAA também esteve presente com o Espaço Saúde e Bem-Estar, organizado especialmente para pessoas com dificuldades de locomoção.  

Durante a solenidade de abertura a vice-presidente da CAA/PR compôs a mesa e apresentou o vídeo (clique aqui) sobre os projetos da Caixa de Assistência e a inclusão de pessoas com deficiência. “Quando assumimos a gestão da Caixa dos Advogados, tendo com o foco da gestão a promoção de saúde e bem-estar, fomos adaptando nossos projetos para acolher todos os colegas. Hoje temos a figura do guia nos projetos, que auxilia os colegas com deficiência, garantindo a inclusão dos participantes”, explicou Daniela Ballão Ernlund. Atualmente mais de 2 mil advogados de todo o Paraná participam dos projetos da CAA/PR como o Corrida Legal, Vôlei Legal, grupo de teatro Act Legis, o Coral da CAA e OAB Paraná, entre outros. 

O evento de abertura contou com a presença do secretário-geral adjunto da OAB, Ibaneis Rocha, representando o presidente do Conselho Federal Claudio Lamachia; do presidente da Seccional paranaense da Ordem, José Augusto Araújo de Noronha; do presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB, Josemar Carmerino dos Santos; da secretária de Estado da Família e do Desenvolvimento Social do Paraná, Fernanda Richa; do procurador-geral do Estado, Sandro Kozikoski, representando a governadora Cida Borghetti; do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; e da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, Berenice Lessa, entre advogados, conselheiros da OAB e interessados. 

Inclusão: No segundo dia do II Fórum foi inaugurado o Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência. O espaço localizado no hall da sede da CAA/PR e da OAB Paraná, no bairro Ahú, em Curitiba, tem o propósito de atender advogadas e advogados com deficiência, principalmente ampliando as possibilidades de empregabilidade desses profissionais nos escritórios de advocacia. O presidente da Caixa de Assistência, Artur Piancastelli fez o descerramento da placa de inauguração, ao lado do presidente da OAB Paraná, e da presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Berenice Lessa. A solenidade de inauguração foi acompanhada por representantes das OABs de outros estados, que participaram em Curitiba do IV Colégio Nacional de Presidentes das Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Centro de Inclusão integra o projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia, lançado nacionalmente pelo  Conselho Federal da OAB durante o Fórum e integra o Plano Estadual de Valorização da Advogada e do Advogado com Deficiência, aprovado pelo Conselho Pleno da OAB Paraná na sessão do dia 2 de março. 
Com informações da OAB Paraná e Conselho Federal da OAB