Advogado explica quais são os direitos do consumidor no caso de cancelamento ou atraso de voos

Está preparando a sua viagem de férias? Emerson dos Santos Magalhães, do escritório Küster Machado Advogados Associados dá algumas dicas para os consumidores não terem dor de cabeça com atrasos e cancelamentos de voos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As férias de julho estão chegando e muita gente já se prepara para aproveitar bons momentos com a família e amigos. Para não deixar esse momento virar uma grande dor de cabeça, o advogado Emerson dos Santos Magalhãe​s​ dá algumas dicas sobre as companhias aéreas e o direito do consumidor.

Se o seu voo atrasar é importante conhecer os seus direitos. “Nos casos de cancelamentos ou atraso nos voos o consumidor tem direito a adicionais proporcionais ao tempo causado pela ocorrência”, explica o especialista.

Por exemplo, se ocorrer uma hora de atraso você tem direito à acesso à internet e ao telefone. Já se forem duas horas, o direito engloba alimentação adequada ao tempo de espera. Chegando em quatro horas de espera, o consumidor precisa de acomodação adequada no aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias, como hospedagem, caso necessário. Além disso, o advogado também comenta que a empresa aérea precisa fornecer o transporte entre o aeroporto e a acomodação.