Rodrigo Pironti e Francine Gonçalves lançam livro sobre compliance e gestão de riscos nas estatais

Os advogados fazem sessão de autógrafos no dia 2 de outubro, na Livraria da Vila, em Curitiba

Os autores Rodrigo Pironti e Francine Gonçalves - FOto: Divulgação
Os autores Rodrigo Pironti e Francine Gonçalves - FOto: Divulgação

Os advogados Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves lançam na próxima terça-feira (02.10), “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”. O livro, publicado pela Editora Fórum, está sendo considerado um guia prático sobre o desenvolvimento e aprimoramento da cultura da ética, de acordo com leis e normas regulatórias aplicáveis em rotinas administrativas. Com prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, e apresentação assinada por Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU, a obra terá sessão de autógrafos na Livraria da Vila, do Shopping Pátio Batel, a partir das 18h30. 

O conteúdo distribuído em 152 páginas aborda temas que tratam desde o comprometimento da alta administração (tone at the top), estruturação e atribuições da área de compliance, análise de riscos e código de conduta e integridade e políticas internas, até canal de comunicação e denúncias, plano de comunicação, capacitação e treinamento e monitoramento, além de apresentar sugestões para aprimoramento contínuo do programa de integridade e compliance. 

O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), Emerson Gabardo, aponta que “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais” é didático e ao mesmo templo completo e sem dúvidas será o novo manual de cabeceira das diretorias de integridade das estatais. Acentua que o livro inova ao ir além da teoria, buscando ser um verdadeiro guia jurídico. O professor assinala que doutrina e legislação são acompanhadas de gráficos, tabelas e roteiros que tornarão mais simples a vida dos operadores deste importante tema que se tornou um dos mais debatidos no cenário brasileiro atual. “Particularmente, a métrica criada pelos autores para a avaliação da efetividade dos programas é o ponto alto do texto, agregando valor à obra que se tornará, sem dúvida, o mais novo best-seller na matéria”, assegura Gabardo. 

“Nasce um clássico”, qualifica Marcus Bittencourt, advogado da União, professor e mestre em Direito. “Uma obra imprescindível sobre compliance e gestão de riscos para as instituições sérias e comprometidas com a entrega de resultados para a sociedade, especialmente para as empresas estatais” Salienta que Francine Pacheco e Rodrigo Pironti apresentam didaticamente como realizar um progresso fundamental no controle desejado pelos administradores. 

Os autores:

Rodrigo Pironti Aguirre de Castro - pós-doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid, doutor e mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho e em Direito Empresarial pela PUCPR, advogado e diretor do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA. 

Francine Silva Pacheco Gonçalves - especialista em governança corporativa, compliance e investigação de fraudes, graduada em Direito pela PUCPR, Global Business Administration em Compliance Empresarial pelo Isae/FGV, pós-graduanda em governança corporativa pela FAE Business School e vencedora do Prêmio “Vamos falar de Ética” promovido pela Junior Achievement Paraná. 

Ficha Técnica
Título: “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”
Autores: Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves
Prefácio: Benjamin Zymler
Apresentação: Marcus Bittencourt
Editora: Fórum
Páginas: 152
Preço sugerido: R$ 72,00

Serviço: 
Lançamento do livro “Compliance e gestão de riscos nas empresas estatais”, de Rodrigo Pironti Aguirre de Castro e Francine Silva Pacheco Gonçalves
Dia: 02 de outubro ( terça-feira), às 18h30
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel - Av. do Batel, 1868), Curitiba – PR