OAB/PR participa de maratona mundial de tecnologia para o setor jurídico

Pela primeira vez, a OAB/PR foi escolhida para sediar o Global Legal Hackathon, uma competição mundial de tecnologia que ocorre simultaneamente em mais de 25 países

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O evento vai ser realizado em Curitiba no final de semana de 22 a 24 de fevereiro. A maratona espera reunir representantes de escritórios de advocacia, advogados autônomos, profissionais da área de TI, empreendedores e estudantes com um único propósito: desenvolver soluções tecnológicas para o progresso do setor jurídico. 

A realização dessa iniciativa de alcance global para a comunidade jurídica é o primeiro evento da nova gestão da OAB/PR, presidida pelo advogado Cássio Telles. A escolha de Curitiba se deve ao trabalho pioneiro da Comissão de Inovação e Gestão na organização de hackathon jurídico no Brasil. “A nossa tradição nesse tipo de evento começou em 2016, premiando boas ideias locais, o que torna ainda mais genuíno o reconhecimento do nosso compromisso com a inovação legal”, declarou Rhodrigo Deda, presidente da CIG.  

Além de Curitiba, outras cidades brasileiras também participam da iniciativa, a exemplo de Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, entre outras. Em cada um desses locais, os participantes devem formar equipes, muitas das quais vão trabalhar juntas pela primeira vez. Durante todo fim de semana, os times recebem mentoria para passar da fase de ideação ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que afetam a prática, os negócios e a prestação de serviços jurídicos. 

A competição é dividida em 3 fases. Após a primeira etapa, que é local, somente uma equipe de cada cidade avança para a semifinal, que vai reunir competidores de vários países. O próximo embate é virtual, com a apresentação de um vídeo sobre a solução desenvolvida para ser novamente avaliada. O anúncio dos 14 times que enfrentam a última eliminatória será feito no dia 25 de março. A grande final será ao vivo, em Nova York, no dia 4 de maio, para um seleto grupo de juízes que vai escolher apenas 4 equipes vencedoras.

Sobre o Global Legal Hackathon 
O Global Legal Hackathon é uma iniciativa mundial que envolve faculdades de Direito, escritórios de advocacia e departamentos internos, empresas de tecnologia jurídica, governos e provedores de serviços para o setor jurídico em 6 continentes. O evento reúne profissionais do Direito e empreendedores com o compromisso de desenvolver soluções tecnológicas para o setor jurídico. 

Participantes de todas as origens e indústrias são bem-vindos nessa maratona de tecnologia, incluindo parceiros de advocacia e associados, consultores internos, profissionais de TI, empresários e estudantes, dentro e fora do setor jurídico. 

Para saber mais sobre como participar do Global Legal Hackathon, visite o site globallegalhackathon.com