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Um novo jeito
de fazer advocacia
M
eta em grego é ir além. Desenvol-
ver um sistema de gestão baseado
em metas, formalizadas em KPI’s
(Indicadores de Desempenho) é alterar o
status quo da organização. Vivemos uma era
de mudanças, rápidas e constantes. A revo-
lução digital mudou a forma de empreender
e as revoluções genética, nanotecnologia e
robótica, que estão despontando aí, tendem
a mudar os negócios ainda mais. Com todas
essas mudanças exponenciais, a advocacia
não pode continuar à moda antiga.
Advogados inovadores têm investido fortemente em gestão e o uso de KPI’s em escritó-
rios vem deixando de ser raridade. E, para construir um sistema de gestão efcaz deve-se
ter em mente três pilares.
O primeiro é o Pensamento Sistêmico. É necessário entender em que intersecção da rede
a organização se encontra. Fritjof Capra, referência desse pensamento, pontua: o ho-
mem não teceu a teia da vida, ele é dela apenas um fo, o que fzer à teia estará fazendo
a si mesmo. Cada um dos stakeholders envolvidos num empreendimento, seja ele qual
for, é apenas um fo de uma grande teia, que infuencia e é infuenciado por toda a rede.
Assim, é necessário conhecer e levar em consideração os objetivos dos clientes, ter claros
os caminhos traçados pelo escritório, e ainda o propósito do time, do menor aprendiz ao
advogado sênior, com igual direito a voz. A diversidade de perspectivas trazida por cada
um sustenta o sistema. Qualquer negócio hoje, que queira ir além, precisa ser construído
dia-a-dia com co-criação e colaboratividade. Eu tenho uma grande regra: todomundo está
certo. Mais especifcamente, todo mundo – eu incluso – possui alguns importantes peda-
ços da verdade, e todos precisam ser honrados, valorizados e incluídos em um abraço
gracioso, espaçoso e compassivo (Ken Wilber, outro grande pensador contemporâneo).
O segundo pilar do sistema de gestão é o Aprendizado Organizacional. A busca e alcance
de novos conhecimentos, por meio da refexão e compartilhamento de experiências é
pressuposto para ir além. Os problemas a serem resolvidos devem ser encarados como
oportunidades de melhoria. E, exigem mudanças. Mudança causa desconforto, gera re-
sistência, mas é somente fora da zona de conforto que o aprendizado acontece e que os
resultados são alcançados. É preciso ter disposição e desejo, coragem e força, persistên-
cia e perseverança. Foco no aprendizado, o resultado é consequência natural.
Por fm, o terceiro pilar é a Cultura da Inovação, o ambiente de trabalho deve ser terreno
fértil à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias. Esse posiciona-
mento gera o diferencial competitivo. Se não houver abertura às novas ideias, não haverá
evolução. Abandonar pré-conceitos e pré-julgamentos, estar com a mente aberta para
entender diversos ângulos e mudar paradigmas é o caminho para alcançar soluções ino-
vadoras. Já disse o gênio Albert Einstein: insanidade é continuar fazendo sempre a mes-
ma coisa e esperar resultados diferentes.
Deise S. Warken de Souza, gestora
de qualidade no Neves Macieywski,
Garcia Advogados Associados
Por Deise S. Warken de Souza