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A fgura essencial do
gestor legal
Por Débora Pappalardo
O
desenvolvimento das melhores práticas de gestão, que acampou a profssionali-
zação e favoreceu o ganho de vantagem competitiva às bancas jurídicas, deu-se
a partir dos anos 70, com a criação de duas organizações internacionais, a ALA
– Associação of Legal Administration e, nos idos de 80, com a LMA – Legal Marketing As-
sociation.
As bancas brasileiras, antenadas com os acontecimentos no exterior e seu movimento de
profssionalização, passaram a implementar as práticas de Gestão Legal.
Os escritórios jurídicos, nos anos 90, presenciaram um crescimento com a abertura da
economia, privatizações e terceirizações e passaram a investir nos pilares da gestão mo-
derna – Estratégia, Pessoas, Marketing, Produção Jurídica e Finanças; nascendo daí, a
compreensão de gerir o escritório como uma organização.
Aqueles que mantiveram uma gestão de tentativa e erro, improvisada pelos sócios, su-
cumbiram.
No intuito de obterem maior efciência em meio à competitividade, os escritórios de ad-
vocacia buscaram a modernização de suas estruturas organizacionais e administrativas,
revisando conceitos e métodos de gestão.
A partir do ano 2000, profssionais de outras áreas como administração e economia,
conquistaram espaço à frente da área administrativo-fnanceira das bancas; liberando,
dessa forma, os sócios para a realização da prática da advocacia e o relacionamento
com clientes.
O advogado sempre teve importante papel de gerar receitas.
Conscientes dessa realidade, as bancas passaram a delegar ao gestor legal, também co-
nhecido de administrador legal, a gestão para o perfeito andamento das rotinas adminis-
trativo-fnanceiras.
O primeiro passo foi aceitar profssionais capacitados em áreas específcas, como tecno-
logia, fnanças, recursos humanos, planejamento estratégico, marketing e atendimento
ao cliente.
Contudo, o advogado nunca se eximiu da liderança de equipes e gestão de pessoas e,
para tanto, buscou desenvolver habilidades importantes como liderança, comunicação
interpessoal, capacidade de negociação, networking e conhecimento de mercado, trans-
formando-o em um profssional de sucesso.
Infelizmente, grande parte optou por adquirir conhecimento jurídico, ao escolher um cur-
so de especialização, por achar pouco nobre tratar de questões como gestão de equipe,
captação de clientes ou marketing.
Para que a Gestão Legal atuasse na sustentabilidade da banca, no longo prazo, foi neces-
sário defnir o posicionamento correto dos escritórios.
Qualquer que seja o empreendimento, conhecer o mercado e as oportunidades são ele-
mentos imprescindíveis. Portanto, faz-se necessário pesquisar o mercado, a concorrên-
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