Revista Ações Legais - page 74-75

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GESTÃO DE PROCESSOS
Implementação da
Controladoria Jurídica nos
escritórios de advocacia
M
udanças de entendimento,
aprimoramentos de siste-
mas, novidades em termos
processuais e necessidade de consis-
tência de informações cumulada com
segurança no cumprimento das de-
mandas (contenciosas e consultivas),
essas modificações na área de Direito
trouxeram para os escritórios de advo-
cacia o departamento de Controlado-
ria Jurídica.
“Se na década de 90, o setor – conhe-
cido como paralegal – simplesmente
apoiava os demais departamentos téc-
nicos com serviços considerados me-
cânicos, como a extração de cópias,
realização de protocolos e controle
de documentos, hoje, o departamen-
to ganhou uma nova especialidade
pautada no controle de informações,
aumento da efetividade do departa-
mento jurídico e apresentação de indi-
cadores de desempenho da equipe”,
relata a advogada Marcella Marinho
Vicentini Bordignon.
Segundo a advogada especializada em
Gestão Empresarial, a Controladoria
além de ser responsável pelo controle de processos e indicadores de desempenho, tam-
bém atua na gestão de carteira e auxílio às boas práticas de Compliance. “Observou-se
que era necessário acrescentar aos setores de apoio uma gestão mais ampla de informa-
ções e especializar a gestão de carteira e análise de produtividade”, diz.
No que diz respeito ao controle de processos, o setor acompanha desde novas demandas
e prazos processuais até a elaboração de guias de preparo, conferência e controle de au-
diências, protocolos de petições, entre outras atividades. De acordo com Marcella, esse
controle permite uma análise mais detalhada de casos específicos, além de garantir mais
segurança aos trâmites de cada processo, uma vez que possibilita a realização de uma
auditoria entre as equipes de trabalho.
Ainda por meio do controle, é possível obter informações quantitativas e qualitativas
sobre o cumprimento de prazos e decisões favoráveis. A produtividade da equipe e o
comportamento da carteira de processos da banca também podem ser observados com
mais profundidade. “Tudo isso traz ao escritório mais transparência no cumprimento das
regras de Compliance, além de potencializar a aplicação de princípios éticos por parte da
instituição e auxiliar a emissão de relatórios de auditoria para seus clientes”, finaliza.
“Observou-se que era
necessário acrescentar
aos setores de apoio uma
gestão mais ampla de
informações e especializar
a gestão de carteira e
análise de produtividade”
Foto: Divulgação
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