Edson Vidal

Xi, Cuidado ao Criticar.

Tem um ditado que diz : “quem não deve, não teme”; serve para qualquer pessoa, principalmente, para a classe política e servidores públicos. Pois na vida pública criticar e ser criticado faz parte do cotidiano pois os adversários, gratuitos ou não, sempre estão de plantão e fazem de tudo para provocar e manchar a reputação dos que orbitam no poder. Nenhum político por melhor que seja deixa de ser arranhado ao longo de seu mandato na sua moral, nome e biografia. Ofensas na vida parlamentar é hábito comum e o político tem que saber engolir para não ser freguês permanente do Poder Judiciário. A raposa velha e calejada no cargo finge que não ouviu e esquece quem ofendeu, porque no mundo mágico da política o amigo de hoje é o inimigo de amanhã e vice-versa. Eu estava andando tranquilamente  pelo Parque Barigui, fazendo minha caminhada forçada para enganar minha cardiopatia, contra minha vontade e preguiça, pensando nas críticas aos políticos pelas suas diabruras quando me deparei com o Tucides, caminhando em sentido contrário. 
- Olá, meu amigo ! - falei em tom de surpresa na minha voz. - Por onde você tem andado ? Quanto tempo ? 
- Oi, amigão. Não tenho saído de casa …
- Está hibernando ? - cutuquei.
- Pois é, murchei !
- Ué, por quê? - perguntei surpreso.
- Você não ouviu o Luiz Ignácio bradar pela imprensa que “não admite mais críticas”!!
- E daí ?
- Ora, ora, daí que eu murchei com medo de represália e de ser processado …
- Que besteira, Tucides. Se ele vai processar os seus críticos com certeza terá de levar às barrados tribunais metade da população do país !!!
- Você acha ? 
- É claro, tudo não passa de bravata pois nem o Xandão acredita no que ele disse …
- Por quê? 
- Com certeza ele não vai querer processar milhões de brasileiros e nem mandar a Polícia Federal prender toda essa gente. 
- Mas vontade não lhe falta .
- Eu sei, só que não tem tanta prisão para “acomodar” tantos críticos.
- Ufa, e eu pensei que não poderia mais falar do “filho do Brasil” …
- Tucides, Tucides, não segure e nem engula sapos dos políticos para você não enfartar. - falei com ponderação.
- Tá, tá, mas vou ser mais comedido e parcimonioso…
- Ok, você é que sabe. E como está a vida ?
- Com o ($&(“?/: &) do Luiz Ignácio no poder tudo vai de mal a pior; com o Foro de São Paulo a todo vapor, o sujeito viajando para o exterior para fazer turismo às custas do Estado, seus ministros um bando sem rumo e o país cada dia menos democrático. Estou fulo da vida !!
- Pudera, logo você que é um patriota pertinaz…
- Pois é, sempre acreditei nas FFAA como solução para tudo e cai do cavalo …
- É lamento por isto; logo você que ficou na frente do quartel …
- Xiiii, fale baixo! Não quero ser processado pelo Xandão …
- Calma, não esquente a cabeça, ele nem sabe que você existe …
- Uma ova, a mídia eletrônica está sendo patrulhada pela Polícia Federal, e esta como polícia política leva tudo ao conhecimento do Chefe …
- Então não diga nada, fique calado. - aconselhei o meu amigo.
- Eu vou fazer isto, mas que o Luiz Ignácio é um grande (&$@/?;-@$) é uma verdade insofismável! Tchau amigo, até de repente. 
- Tchau!
Enquanto o Tucides se afastava e voltei às minhas elucubrações : é pelo terror e medo que as ditaduras se alicerçam e conseguem calar as vozes dos democratas. Mas isto não pode acontecer no Brasil, nosso povo pode não reagir por algum tempo, mas com certeza ninguém que hoje está silente tem sangue de barata…

“ Ah, se ninguém vai criticar o Luiz Ignácio ?
Logo o brasileiro que é mordaz e critico por qualquer coisa; faz crítica mesmo sem receio de perder o melhor amigo ? O pau que nasce torto, morre torto. Então, pau no pau!”

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.