Edson Vidal

Três Mandam 200 milhões obedecem .

A mais triste realidade brasileira está na constatação de que só três homens tem o poder de mandar e duzentos milhões de indivíduos a obrigação de obedecer -, salvo que estes se rebelem para dar um basta aos desmandos. Mas sem o apoio dos coturnos aquartelados o número avantajado não muda nada, pelo contrário, se reagir será coagido e sofrerá a mais vil das consequências. Só o povo  não derruba governo pois é preciso contar com os apoios das baionetas e dos coturnos referidos, basta ler um único livro de História Geral para aprender a mais elementar regra de qualquer revolução vitoriosa, o povo isolado só serve mesmo de bucha de canhões. É desnecessário elencar o número de trapaças políticas engendradas pelo Governo Federal para cooptar há seu favor os integrantes da Câmara dos Deputados -, corrupção explícita pela compra de votos para os mesmos aprovarem ( até aqui) a Reforma Tributária, um
Monstrengo. Sem pé e nem cabeça. Com esta manobra vale lembrar o nome do Haddad ministro da Fazenda do Luiz Ignácio, o Capo. Mesmo costurando acordo político com o dinheiro do erário publico, o citado ministro conseguiu uma vitória (de Pirro ?) que o projeta como o Mago da Economia petista. E por estar na proa do Titanic (antes dele afundar) abraçado na Tebet como na cena romântica do filme do mesmo nome do navio, ele hoje ostenta o lugar da terceira autoridade que mais manda no país. Espera-se, no entanto, que a sua fama seja efêmera e a Reforma Tributária naufrague como o mini submarino Titã. E quem é o segundo que mais manda no Brasil ? Sem dúvida nenhuma ele manda e desmanda e atende pelo nome de Luiz Ignácio, o Átila vindo do nordeste para bagunçar com sua amada dondoca Janja, a democracia que ainda nos resta. Como mentiroso nato constrói um castelo de sonhos e convence os incautos a serem os seus arautos numa sociedade igualitária em que só os ungidos é que vão mandar. O povo terá que obedecer se quiser comer picanha. Mas se o Presidente da República que é considerado o 1o. Magistrado da Nação é o segundo que mais manda, quem será o primeiro ? Ah, o rei da cocada preta e o proprietário da Constituição Federal e das leis, claro que o leitor adivinhou quem é : o Xandão, o primeiro e único imperador da República Brasiliense. O homem que mais prende e não solta; que prima pela insegurança jurídica; que é xerife, carcereiro, promotor, jurado, juiz e o verdugo que aciona a alavanca do patíbulo. Ele é a justiça personificada na figura de um só homem. É claro que com todos estes predicados e uma biografia invejável pelos catastróficos atos praticados na sua vida pública, é a figura suprema do “mandão”. Daí o porquê dele estar no topo do pódio. Sabe, a bem da verdade, dá uma certa raiva dos militares que conspiraram para derrubar a monarquia de d. Pedro II, para nos dar como herança a República da pouca vergonha que conhecemos até hoje. A nossa república é mil vezes pior do que pensão de estudantes - porque esta  é uma república de pessoas desesperadas que esperam um dia ter um lugar ao sol -, e aquela a República do Brasil, parece a casa da mãe Joana com um punhado de Wyllis e outro de Janjas, todos deslumbrados com a orgia do poder… 


“Mas não é o Luiz Ignácio que manda mais do que o Xandão? Ora, a ordem dos tratores não alteram o viaduto, logo quem discordar pode colocar o Xandão aonde quiser. Lembrando apenas que só o fabuloso Haddad é imexivel!” 

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.