Edson Vidal

Nome Certo Para o STF.

Quando uma casa noturna de shows, só apresenta artistas de zona sem nenhum talento para o sucesso, torna difícil para os habitués saber quem será o próximo que o dono do local vai contratar para encher linguiça. É sempre assim : quando o país tem autoridades medíocres e absolutamente servis ao Chefe, este sempre encontra um igual para exercer cargo comissionado ou para ser nomeado no Ofício Público. Lembrando que o último ungido para um cargo de destaque da Ópera do Malandro foi o dr. Zanin, um advogado de sucesso relâmpago no cenário jurídico que se tornou conhecido por ter defendido o maior ladrão e mentiroso do Brasil. Claro que de acordo com o Maestro da citada Ópera a indicação feita foi para atender os ditames da Constituição Federal, por ser o quase empossado “ministro”, ilibado cidadão, com notório conhecimento jurídico, independente e com quem não tem nenhum vínculo de amizade. Aliás neste último tópico o Luiz Ignácio afirmou publicamente que seu relacionamento com o dr. Zanin é meramente profissional por ter sido ele seu advogado, porém sem nenhuma amizade pessoal. Com certeza ninguém duvida desta afirmação, não é mesmo ? O Tucides cutucou o meu ombro e disse que nem ele tem dúvida. Pois, bem. No próximo mês de outubro a inquilina Rosa Weber, também do STF, terá que se aposentar e abrirá mais uma vaga na referida Opera e como sempre com mil especulações para saber se o indicado será: homem, mulher, gay, lésbica, chinês, traficante da favela do Alemão, índio, jogador de futebol ou artista da Globo. A Rosa quer um Juiz do Trabalho, a Janja ainda não decidiu, mas o  Xandão já soprou nos ouvidos do Chefe que o melhor seria para a Corte se a escolha recaísse no Dino. Ah, já ouviram falar do sujeito não é mesmo ? Ele é o Ministro da Justiça.
- Mentira ! Você está inventando … - sussurrou o Tucides quando leu o que eu estava escrevendo.
- Nada disso, meu amigo, é verdade e está no “Portal Notícia Portal GM”,  se você duvidar basta consultar a fonte que indiquei.
Não é uma sugestão supimpa e que vai ao encontro do que é hoje a esbórnia da aludida Corte Superior ? Já estou imaginando o Dino de toga julgando o coitado do Moro e sentado ao seu lado o impoluto do Zanin. Que Justiça, hein ? E a combativa classe dos advogados aplaudindo de pé, rasgando elogios e convidando toda essa turma para dar palestras e conferências nos Seminários Jurídicos. É o fim da picada. Tem dias que fico pensando, quando olho minha Toga pendurada no cabide do guarda-roupa, o porquê não realizei o meu sonho de criança e não fui maquinista de trem. Pelo menos uma certeza eu teria em minha profissao: eu e meu pares jamais sairíamos da linha …

“Nunca imagine que não exista coisa pior ; existe sim, basta querer. O difícil é conviver com a mediocridade e a falta de decoro, com o crime sem rédeas, com a violência sufocante e com a democracia se esvaindo. Pois o dono do caos tem nome e sobrenome. Só não enxerga quem não quiser.” 

Atenção: As opiniões dos nossos colunistas, não expressam necessáriamente as opiniões da Revista Ações Legais.