A charge e a Verdade.

As vezes aparecem imagens no Facebook que vale perder alguns minutos olhando a telinha do celular, porque são lições de vida. Uma simples charge em que aparecem duas mães, cada qual com seu filho ao lado, sentados nas cadeiras da sala de um consultório médico, com uma delas e seu filho menor entretidos com seus celulares; e a outra com seu filho ambos lendo um livro. De repente, a mãe desviou os olhos do celular e perguntou àquela que estava lendo:
- Nossa, o que você faz para que seu filho leia um livro ? 
Sem dúvida o caricaturista  inteligente e observador captou um flagrante que bem demonstra a verdade do nosso cotidiano. Ao invés de ler um bom livro as pessoas preferem manusear seus celulares para ouvir besteiras, ler mentiras e se distrair com imagens que nada acrescentam de positivo. As vezes, é claro, surgem conteúdos (como a charge referida) que valem como um tesouro para os mais atentos com o que está acontecendo no nosso cotidiano. Ninguém duvida da utilidade da informática no atual século que pela velocidade das comunicações entre as pessoas diminuiu as distâncias do mundo e a duração do tempo. No aspecto profissional a computação equacionou  e racionalizou as produções industriais e comerciais, tornando útil a sua utilização com resultados de eficiência e celeridade. De outro viés a tecnologia engessou a mente humana, embotando a criatividade e enuviando o raciocínio. A engenharia é um bom exemplo : para construir um prédio de três andares havia a necessidade de contratar um engenheiro  expert em cálculo analítico, único capaz de poder elaborar um projeto seguro que não colocasse em risco a futura obra; hoje em dia, é dispensável o engenheiro porque é possível que um técnico de ensino médio, usando de um software, em questão de minutos apresente igual projeto construtivo da obra. Na área das Ciências Exatas os profissionais não precisam mais raciocinar para fazer cálculos porque dispõem de computadores ou calculadoras automáticas que substituem o esforço humano. Claro que não é só na engenharia que as máquinas  aos poucos vão deslustrando a lógica e o raciocínio dos humanos, na medicina o avanço das parafernálias mais modernas auxiliam (e muito) os facultativos chegarem à conclusão de seus prognósticos. Muitos deles se apoiam como muletas na tecnologia para o exercício da profissão. No âmbito do Direito o computador  tornou-se a ferramenta indispensável para elaborar peças jurídicas, 
fazendo com que a “colagem” substitua a criatividade e o conhecimento científico do qual era dotado o advogado tradicional. E os robôs ? Estes com a chamada inteligência artificial estão substituindo a mão de obra e fomentando o desemprego. Na área rural havia um dito popular que dizia, para criticar o avanço da pecuária, que “onde entra a pata do boi sai o pé do homem”. O avanço da tecnologia desmentiu esta máxima. Pois na lavoura de plantação de algodão, diziam os agricultores que nenhuma máquina poderia ser inventada para catar o algodão de sua flor, porque esta máquina já existe e acabou com o emprego manual. Daí o êxodo rural. Em suma : os humanos já não raciocinam e por isto agem por impulso, sem prever o efeito. Daí a violência, a insensibilidade e a brutalidade com que uma pessoa encara a outra , pois falta pensar, sonhar, criar e sentir a alegria de viver… 

“A mente sem treino para pensar, raciocinar e criar fica embotada. As pessoas vivem para a tecnologia, uma inversão danosa que destrói o prazer de viver. Ler, escrever e calcular forjam o raciocínio, fonte criadora da inteligência humana.”